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KA1 – MOBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM – Mobilidades de formação para profissionais ligados à qualificação de adultos (2020-2023)

  • Docentes selecionados para as mobilidades:

Mª Fátima Chaveiro; António Serra; Cristina Carvoeiras; Paula Lança, Luís Cid; Susana Sanina; Mª Lídia Joaquim

 

KA1 – Novas Tecnologias e Metodologias para uma Escola de Futuro (2020-2023)

  • Docentes selecionados para as mobilidades sujeitas a inscrição:

Teresa Rocha; Isabel Mourão; Mª Céu Silva; Mª Fátima Caeiro; João Godinho; Nuno Palma Ferro

KA1 Adultos em Movimento (2017-2019)

 

Critérios de seleção:1º Docentes a desempenhar cargos e funções de responsabilidade no contexto do Agrupamento e na área da educação e formação de adultos;2º Docentes e Técnicos de Orientação e Reconhecimento, Validação de Competências(TORVC), ligados à qualificação de adultos com situação profissional que permita a continuidade do projeto (disseminação e aplicação das metodologias inovadoras com os adultos).3º Docentes e TORVC que trabalham com públicos mais desfavorecidos e em risco de exclusão, nomeadamente em contexto prisional. Todos os presentes na reunião foram informados que deveriam manifestar o interesse em realizar uma mobilidade de formação, à Coordenadora do projeto, Fátima Chaveiro, por email no prazo de 2 semanas.

“Developing Effective Communication Skills”

– Liublianja (Eslovénia), novembro 2018

– 3 participantes: Maria José Correia, Maria Visitação Rato, Palmira Silva

“English For Educators: advance your career: Key Knowledge & Competences”

– Praga (Rep. Checa), dezembro 2018

– 4 participantes: Anália Cabral, Laura Mateus, Maria José Chagas, Susana Fragoso

“Emotional Inteligence and Coaching Skills For Teachers, School and Adult Education Staff”

– Bolonha (Itália), fevereiro 2019

– 1 participante: Fernando Gomes

“Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminars in Finland”

– Helsínquia (Finlândia), abril 2019

– 6 participantes: Anália Cabral, Maria Fátima Chaveiro, Maria José Chagas, Maria José Luz, Susana Fragoso, Susana Sanina

“Nueroeducation and Coaching”

– Split (Croácia), julho, 2019

– 3 participantes: António Serra, Paula Lança, Susana Queixinhas

KA1 Programming & Robotics for Schools (2018-2020)

“Maker Spaces in Education – Getting Started”

– Berlim (Alemanha), abril 2019

– 1 participante: Maria Fátima Caeiro

“Benchmarking Course Finnish Education System (focus on STEM subjects)”

– Helsínquia, Espoo, Vataa (Finlândia), Estónia (Tallinn), maio 2019

– 2 participantes: Maria Fátima Fernandes, Pedro Martinho

Por motivos da pandemia Covid-19, a última mobilidade, prevista para a Croácia, não se pôde realizar.

NOTÍCIAS

“Ajudar as pessoas a desenvolver as suas competências ao longo da vida num ambiente onde a aprendizagem permanente seja a regra”

Agenda de Competências para a Europa, julho 2020

Na recente publicação da Agenda das Competências para a Europa em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência,  a Comissão Europeia reconhece a importância das competências para assegurar a justiça social, colocando-as no cerne das suas políticas, investindo nas pessoas e nas suas capacidades para uma recuperação sustentável, pós-pandemia, tendo em conta que, se as empresas precisam de trabalhadores qualificados para as transições digital e ambiental, estes devem aceder a educação e formação adequadas para lhes permitir prosperar na sua vida

É neste contexto que o projeto Erasmus+, Competences Before Diplomas (CompB4D) foi preparado e o Agrupamento de Escolas 2 de Beja, coordenado pelo Centro Qualifica AEBeja, integra esta parceria estratégica entre sete parceiros de diversas geografias europeias e características. Partilham o objetivo comum de refletir criticamente sobre os processos de reconhecimento e validação de aprendizagens não-formais e informais disponíveis nos diferentes países participantes, partilhar conhecimentos e práticas, inovar nas metodologias e ferramentas, e desta forma, contribuir para políticas e resultados na Educação de Adultos no território europeu, sobretudo os mais vulneráveis.

O projeto, que decorre até novembro de 2023, prevê o desenvolvimento de diferentes produtos no seu tempo de vida: “Validação das Aprendizagens Não-Formais e Informais – Análise de cenários nacionais e europeu”, um levantamento e estudo sobre o estado da arte do reconhecimento e validação de competências nos diferentes parceiros; a operacionalização do novo Quadro Europeu das Competências Chave para a Aprendizagem ao Longo da Vida, 2018, com as propostas de um “Referencial de Formação de Competências Chave para a ALV” e um “(Novo) Portefólio de Validação” aplicáveis em diferentes contextos; a compilação de um conjunto de “Orientações e Recomendações sobre os Processos de Validação” com base nas experiências e resultados do projeto, tudo disponibilizado gratuitamente numa “Plataforma Interativa de Validação”.  

Conheça os parceiros:

P1 (Coordenador) Agis, Note et Innove (ANI International), Paris, França www.ani-international.org 

P2 PROMIMPRESA SRL, San Cataldo, Sicília, Itália www.promimpresa.it  

P3 Centrul Pentru Promovarea Invatarii Permanente Timisoara Asociatia, Timisoara, Roménia www.cpip.ro    

P4 Redial Partnership CLG, Dublin, Irlanda, www.redialpartnership.org 

P5 ICEP s.r.o., Bratislava, Eslováquia http://iceponline.com 

P6 Agrupamento de Escolas 2 de Beja, Beja, Portugal – www.ae2beja.pt  

P7 A&A Emphasys Interactive Solutions Ltd. Nicosia, Chipre www.emphasyscentre.com

Este é um projeto para todos. Para mais informações e contribuições, siga-nos aqui.

Contacte-nos:

aebeja@centroqualifica.gov.pt

paula.lanca@ae2beja.pt

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