EQAVET ( European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training) em português Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional é o instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de ensino e formação profissional.

O quadro EQAVET integra um ciclo de garantia e melhoria da qualidade do ensino profissional que contempla 4 fases: Planeamento, Implementação, Avaliação e Revisão. O AE nº 2 de Beja desenvolve processos de monitorização regulares envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, indicadores de qualidade, relatórios de progressão e planos de ação.

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem como missão prestar um serviço público de educação e formação de qualidade, em sinergia com a comunidade, visando a formação integral de cidadãos preparados para a aprendizagem ao longo da vida e para o exercício de uma cidadania responsável e, tratando-se do ensino profissional, a par destas duas vertentes, dotar os nossos jovens das competências necessárias a uma eficaz inserção no mercado de trabalho. Entendemos também ser prioritário promover o intercâmbio de vivências, pessoas e experiências formativas com outras escolas da Europa e de outras partes do mundo.