Escola Básica Mário Beirão

A Escola Básica 2,3 Mário Beirão é um dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas 2 de Beja.

Fica situada na Rua de Maria Isabel Covas Lima e é a escola básica com oferta de 2º e 3º ciclos mais antiga na cidade. Ao longo dos anos foi adaptando-se às diferentes realidades educativas e constituindo um primeiro agrupamento com várias escolas básicas do município de Beja. Mais tarde, foi ainda construído um edifício em frente à antiga entrada principal, que acolheria o Centro Escola S. João Baptista com a valência de 1º Ciclo e Pré-Escolar.

Desde 2013 a escola constitui o Agrupamento de Escolas nº 2 de Beja juntamente com a Escola D. Manuel I.

Relativamente ao patrono, o poeta e escritor Mário Beirão, a sua escolha ocorreu no final dos anos 90, valorizando a vida e obra deste autor pacence.

À semelhança do resto do agrupamento, possui uma oferta educativa variada e complementar, existindo no seu recinto diversos equipamento de apoio à atividade letiva como é a biblioteca escolar, dois ginásios e vários campos desportivos.

Possui igualmente uma unidade de multideficiência fazendo jus à vertente de inclusão que caracteriza o agrupamento.

Mário Beirão nasceu em Beja em 1890, tendo-se licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, onde teve como colegas os poetas Florbela Espanca e Américo Durão. Foi um dos colaboradores da revista Águia.