Erasmus +

 

KA1 – MOBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM

KA1 Adultos em Movimento (2017-2019)

Critérios de seleção:
1º Docentes a desempenhar cargos e funções de responsabilidade no contexto do Agrupamento e na área da educação e formação de adultos;
2º Docentes e Técnicos de Orientação e Reconhecimento, Validação de Competências(TORVC), ligados à qualificação de adultos com situação profissional que permita a continuidade do projeto (disseminação e aplicação das metodologias inovadoras com os adultos).
3º Docentes e TORVC que trabalham com públicos mais desfavorecidos e em risco de exclusão, nomeadamente em contexto prisional.
 
Todos os presentes na reunião foram informados que deveriam manifestar o interesse em realizar uma mobilidade de formação, à Coordenadora do projeto, Fátima Chaveiro, por email no prazo de 2 semanas.

“Developing Effective Communication Skills”

– Liublianja (Eslovénia), novembro 2018

– 3 participantes: Maria José Correia, Maria Visitação Rato, Palmira Silva

“English For Educators: advance your career: Key Knowledge & Competences”

– Praga (Rep. Checa), dezembro 2018

– 4 participantes: Anália Cabral, Laura Mateus, Maria José Chagas, Susana Fragoso

“Emotional Inteligence and Coaching Skills For Teachers, School and Adult Education Staff”

– Bolonha (Itália), fevereiro 2019

– 1 participante: Fernando Gomes

“Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminars in Finland”

– Helsínquia (Finlândia), abril 2019

– 6 participantes: Anália Cabral, Maria Fátima Chaveiro, Maria José Chagas, Maria José Luz, Susana Fragoso, Susana Sanina

“Nueroeducation and Coaching”

– Split (Croácia), julho, 2019

– 3 participantes: António Serra, Paula Lança, Susana Queixinhas

 

KA1 Programming & Robotics for Schools (2018-2020)

“Maker Spaces in Education – Getting Started”

– Berlim (Alemanha), abril 2019

– 1 participante: Maria Fátima Caeiro

“Benchmarking Course Finnish Education System (focus on STEM subjects)”

– Helsínquia, Espoo, Vataa (Finlândia), Estónia (Tallinn), maio 2019

– 2 participantes: Maria Fátima Fernandes, Pedro Martinho

 

KA2 – PARCERIAS ESTRATÉGICAS NOS DOMÍNIOS DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Ser joven en Europa: una comparación (2019-2021)

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem presentemente a funcionar mais um projecto recentemente aprovado, desta vez bilateral, desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+ e que terminará no final de 2020/2021.

  • As escolas parceiras:
    • Portugal – Agrupamento de Escolas 2 de Beja
    • Suécia – Escola Secundária de Gotemburgo, Gotemburgo – Escola Coordenadora do Projeto

A European Museum of Education: preserving and sharing our educational cultural heritage (2019-2021)

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem presentemente a funcionar mais um projecto recentemente aprovado, desta vez coordenado por um concórcio, desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+ e que terminará no final de 2020/2021.

  • Instituições parceiras:
    • Espanha – Asociación Amigos del Aula Museo del Instituto Histórico Profesor Dominguez Ortiz – Azuqueca de Henares – Instituição Coordenadora do Projeto
    • Itália -Liceo Sicenze Umane A. Sanvitale, Parma
    • Portugal – Agrupamento de Escolas 2 de Beja

 

SSL: Science and Sports Speak the Same Language (2018-2020)

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem presentemente a funcionar mais um projecto no âmbito do programa Erasmus+ e que terminará no final de 2019/2020.

  • As escolas parceiras:
    • Espanha – Intituto de La Senia, La Sénia – Escola Coordenadora do Projeto
    • França – Lycée Sant-Exupery, La Rochelle
    • Itália – Liceo Cristofor Colombo, Génova
    • Portugal – Agrupamento de Escolas 2 de Beja

 

I-MoToLe (2017-2019)

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem presentemente um projecto no âmbito do programa Erasmus+ e que terminará no final de 2018/2019, o projeto I-MOTOLE.

  • As instituições parceiras:
    • Bélgica – CVO LBC-NVK Sint Niklaas, Sint Niklaas
    • Espanha – CEPA Los Llanos
    • Macedónia do Norte – Inspira Plus, Skopje
    • Reino Unido – MEH: Merseyside Expanding Horizons, Liverpool
    • Suécia – Kulturskolan, Estocolmo

AWHAS

 

AWHAS: A World in Harmony: Art & Science (2014-2017)

Terminou em 2016/2017 o primeiro projeto Erasmus+ do Agrupamento de Escolas 2 de Beja.

  • As escolas parceiras:
    • Espanha – Intituto de La Senia, La Sénia
    • França – Lycée Sant-Exupery, La Rochelle – Escola Coordenadora do Projeto
    • Portugal – Agrupamento de Escolas 2 de Beja
    • Roménia – Scoala Superioara Comerciala Nicolae Kretzulescu, Bucareste
    • Turquia – Uskudar Cagribey Anadolu Lisesi, Istambul

Em Outubro de 2015, o Agrupamento acolheu o 3º encontro deste projeto, reunindo alunos e professores das diferentes escolas, que colaborando, deram a conhecer o seu trabalho, e promoveram o desenvolvimento de novas ideias.

Em maio 2017, decorreu o último encontro que finalizou o projecto, no país coordenador, França.

 

Anteriormente, o Agrupamento de Escolas 2 de Beja, através da Escola D. Manuel I, teve em funcionamento diversos projetos no âmbito do programa Comenius:

IMU: I am You – projeto no âmbito dos Direitos Humanos

  • Países Envolvidos: Noruega, Portugal e Suécia (país coordenador)

BRIDGES: Bridges Across History – projeto desenvolvido no âmbito da interação entre a matemática e a história

  • Países Envolvidos: Bulgária, França, Itália (país coordenador), Grécia, Portugal e Turquia

POETRY: Pieces of European Treasure Recited by Youth – projeto desenvolvido no âmbito da cultura e poesia

  • Países Envolvidos: Bélgica, Chipre (país coordenador), Espanha, Estónia, França, Itália, Lituânia, Polónia, Portugal e Roménia

WHY MATHS: Projeto no âmbito das aplicações da matemática a outras ciências

  • Países Envolvidos: Bélgica, Irlanda, Itália (país coordenador), Portugal e Turquia

SHARES: Solar-Hydric-Aeolic Renewable Energies and Sustainability – projeto desenvolvido no âmbito da investigação sobre fontes de energias renováveis e a sustentabilidade energética.

  • Países Envolvidos: Alemanha, Bélgica, Chipre (país coordenador), Espanha, Polónia, Portugal e Roménia