Clube Europeu

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas 2 de Beja, segue a linha do anterior Clube Europeu da Escola Secundária D. Manuel I, existente desde 2006. Este clube constitui-se no âmbito da Rede de Clubes Europeus a nível nacional.

O seu funcionamento enquadra-se na perspectiva de centro de recursos europeus, apoiando os projetos europeus existentes no Agrupamento, fomentando e organizando eventos alusivos à Europa e União Europeia, assim como reforçando valores transversalmente europeus como a cidadania, democracia e tolerância.

• Dia da Europa, 9 de maio
  • Dia da União Europeia, 2 de junho
  • Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro
  • Parlamento dos Jovens

No ano letivo 2016/2017 celebrou-se o Dia dos direitos Humanos com uma particular atenção às crianças e, no âmbito da Exposição “Nos olhos das Crianças”, com trabalhos realizados por alunos do Ensino Pré-Escolar ao Ensino Secundário, recebemos o projecto “From Kibera With Love”. A fundadora deste projeto, Marta Baeta, esteve connosco, primeiro via Skype, e mais tarde, presencialmente. Esteve connosco também, via Skype, a representante da ONG “Fundação Maria Cristina” em Portugal prestando informações sobre as atividades da fundação.

Destas fantásticas experiências surgiram, no âmbito do Clube Europeu, os núcleos “From Kibera With Love” e “Fundação Maria Cristina” no Agrupamento de Escolas 2 de Beja. Para mais informações, contactar a prof. Teresa Gonçalves.

No ano letivo 2015/2016 chama-se a atenção para a palestras e exposições sob a temática do papel dos portugueses, particularmente alentejanos do Baixo Alentejo, na vida nacional e europeia.

IMG_4898

Por isso esteve presente a alentejana, antiga aluna da Escola D. Manuel I e atual deputada Mariana Mortágua, celebrando o Dia dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro. Também dois antigos alunos da Escola D. Manuel I, a Mariana Oliveira e Luís Dionísio, marcaram  presença na celebração do Dia da Europa, 9 de maio.

IMG_7166IMG_7150