Projetos Erasmus KA2

KA2 – PARCERIAS ESTRATÉGICAS NOS DOMÍNIOS DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Environment and Alternative Sourses of Energy

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem presentemente a funcionar mais um projecto recentemente aprovado, desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+ e que terminará no final de 2022/2023.

Este projeto visa investigar e explorar as alternativas sustentáveis quanto à produção energética, na Europa, partindo de diferentes regiões deste continente. Espera-se que o projeto possa contribuir para soluções mais sustentáveis numa Europa continuamente dependente de fontes energéticas.

Devido à pandemia Covid-19, o primeiro encontro do projeto foi adiado, tendo-se constituído o segundo encontro como o primeiro, em Komotini, (Grécia)

  • As escolas parceiras:
    • Chéquia – Zakladni skola a materska skola Ostrava-Zabreh
    • Finlândia – Paimion lukio Paimion Kaupunki
    • França – Licée Albert Camus, Mourenx – Escola coordenadora do projeto
    • Grécia – Musical School of Komotini
    • Portugal – Agrupamento de Escolas 2 de Beja

Design a technology which integrates better elderly European in the contemporary world (2021-2023)

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem presentemente a funcionar mais um projecto recentemente aprovado, desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+ e que terminará no final de 2022/2023.

Devido à pandemia Covid-19, o primeiro encontro do projeto foi online, tendo-se já realizado um segundo encontro, desta vez presencial, em Sagunto (Espanha).

  • As escolas parceiras:
    • Alemanha
    • Espanha
    • França
    • Portugal – Agrupamento de Escolas 2 de Beja
  • Para mais informações, CONSULTE AQUI

Ser joven en Europa: una comparación (2019-2021) +1

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem presentemente a funcionar mais um projecto recentemente aprovado, desta vez bilateral, desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+ e que terminará no final de 2020/2021. Devido à pandemia Covid-19, o projeto foi estendido, terminando em 2022.

Ao longo do projeto, as duas escolas parceiras encetaram diversas atividades comjuntas, quer online, quer presencialmente durante as mobilidades realizas, contribuindo para um maior aprofundamento do conhecimento das duas culturas, através de uma língua comum, o espanhol.

  • As escolas parceiras:
    • Portugal – Agrupamento de Escolas 2 de Beja
    • Suécia – Escola Secundária de Gotemburgo, Gotemburgo – Escola Coordenadora do Projeto

A European Museum of Education: preserving and sharing our educational cultural heritage (2019-2021) +1

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem presentemente a funcionar mais um projecto recentemente aprovado, desta vez coordenado por um consórcio, desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+ e que terminará no final de 2020/2021. Devido à pandemia Covid-19, o projeto foi estendido, terminando em 2022.

Durante o projeto, as escolas parceiras realizaram várias atividades, quer à distância, nomeadamente através da construção da base de dados europeia, quer durante as quatro mobilidades. Nestas, foram realizadas diversas atividades conjuntas e cursos que permitiram, sobretudo, conhecer diferentes tipos de trabalho de conservação do diverso património existente em cada instituição parceira.

  • Instituições parceiras:
    • Espanha – Asociación Amigos del Aula Museo del Instituto Histórico Profesor Dominguez Ortiz – Azuqueca de Henares – Instituição Coordenadora do Projeto
    • Itália -Liceo Sicenze Umane A. Sanvitale, Parma
    • Portugal – Agrupamento de Escolas 2 de Beja
  • Para mais informações, CONSULTE AQUI

SSL: Science and Sports Speak the Same Language (2018-2020)

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem presentemente a funcionar mais um projecto no âmbito do programa Erasmus+ e que terminará no final de 2019/2020. Devido à pandemia Covid-19, o projeto foi estendido terminando em 2021. A última mobilidade porém, prevista para La Rochelle, em abril de 2020, foi cancelada, não tendo sido possível concretizá-la até ao fim do projeto. Como substituição foram realizadas várias atividades online envolvendo dinâmicas de grupos internacionais, o que resultou na construção de materiais conjuntos, nomeadamente um e-book sobre as temáticas trabalhadas e um jogo de tabuleiro que foi impresso digitalmente (3D) e distribuído pelas escolas parceiras.

  • As escolas parceiras:
    • Espanha – Intituto de La Senia, La Sénia – Escola Coordenadora do Projeto
    • França – Lycée Sant-Exupery, La Rochelle
    • Itália – Liceo Cristofor Colombo, Génova
    • Portugal – Agrupamento de Escolas 2 de Beja

I-MoToLe (2017-2019)

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem presentemente um projecto no âmbito do programa Erasmus+ e que terminará no final de 2018/2019, o projeto I-MOTOLE.

As instituições parceiras:

  • Bélgica – CVO LBC-NVK Sint Niklaas, Sint Niklaas
  • Espanha – CEPA Los Llanos
  • Macedónia do Norte – Inspira Plus, Skopje
  • Reino Unido – MEH: Merseyside Expanding Horizons, Liverpool
  • Suécia – Kulturskolan, Estocolmo

Seminário – Motivação Intrínseca em aprendentes adultos em risco de exclusão social

AWHAS

AWHAS: A World in Harmony: Art & Science (2014-2017)

Terminou em 2016/2017 o primeiro projeto Erasmus+ do Agrupamento de Escolas 2 de Beja.

  • As escolas parceiras:
    • Espanha – Intituto de La Senia, La Sénia
    • França – Lycée Sant-Exupery, La Rochelle – Escola Coordenadora do Projeto
    • Portugal – Agrupamento de Escolas 2 de Beja
    • Roménia – Scoala Superioara Comerciala Nicolae Kretzulescu, Bucareste
    • Turquia – Uskudar Cagribey Anadolu Lisesi, Istambul

Em Outubro de 2015, o Agrupamento acolheu o 3º encontro deste projeto, reunindo alunos e professores das diferentes escolas, que colaborando, deram a conhecer o seu trabalho, e promoveram o desenvolvimento de novas ideias.

Em maio 2017, decorreu o último encontro que finalizou o projecto, no país coordenador, França.

Anteriormente, o Agrupamento de Escolas 2 de Beja, através da Escola D. Manuel I, teve em funcionamento diversos projetos no âmbito do programa Comenius:

IMU: I am You – projeto no âmbito dos Direitos Humanos

  • Países Envolvidos: Noruega, Portugal e Suécia (país coordenador)

BRIDGES: Bridges Across History – projeto desenvolvido no âmbito da interação entre a matemática e a história

  • Países Envolvidos: Bulgária, França, Itália (país coordenador), Grécia, Portugal e Turquia

POETRY: Pieces of European Treasure Recited by Youth – projeto desenvolvido no âmbito da cultura e poesia

  • Países Envolvidos: Bélgica, Chipre (país coordenador), Espanha, Estónia, França, Itália, Lituânia, Polónia, Portugal e Roménia

WHY MATHS: Projeto no âmbito das aplicações da matemática a outras ciências

  • Países Envolvidos: Bélgica, Irlanda, Itália (país coordenador), Portugal e Turquia

SHARES: Solar-Hydric-Aeolic Renewable Energies and Sustainability – projeto desenvolvido no âmbito da investigação sobre fontes de energias renováveis e a sustentabilidade energética.

  • Países Envolvidos: Alemanha, Bélgica, Chipre (país coordenador), Espanha, Polónia, Portugal e Roménia