Eco-Escolas

“O Programa Eco-Escolas contribuiu para a formação contínua de jovens e adultos mais responsáveis e preocupados com a preservação do Ambiente e do Planeta Terra.”

A Escola Mário Beirão, através das suas coordenadoras Isabel Mourão e Ana Serrano, formalizou a candidatura ao galardão eco escolas 2021/2022. Este programa pretende encorajar a realização de atividades que contribuam para a melhoria do desempenho ambiental das escolas, reconhecendo e premiando o trabalho desenvolvido, durante o ano letivo. As coordenadoras agradecem a dedicação e resiliência, a todos os elementos do Conselho Eco-Escolas pela participação e colaboração, e a toda a comunidade  da Escola pelo envolvimento nas iniciativas propostas no âmbito da sustentabilidade do nosso planeta.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

A Escola Mário Beirão (Agrupamento de Escolas 2 de Beja) procedeu a :

• Manifestação por parte da escola da vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa, em qualquer das suas fases;
  • Concordância de adesão ao programa por parte do/a director/presidente da escola;
  • Declaração do interesse do Município em colaborar com a escola

Propomo-nos a:

seguir a metodologia dos 7 passos:

1. Conselho Eco-Escolas,
  2. Auditoria Ambiental,
  3. Plano de Ação,
  4. Trabalho Curricular,
  5. Monitorização e Avaliação,
  6. Envolvimento da Comunidade
  7. Eco-Código.

Reunimos sinergias e já elaborámos os passos 1,2,3,4 e até o 6.

Contamos envolver toda a comunidade para atingir os objetivos de forma a

• Realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano.

Traçámos o plano de acção  de acordo com a auditoria ambiental  as prioridades de acção/intervenção decididas pelo Conselho Eco-Escolas.

Em paralelo somos desafiados a participar em diversos sub-projectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

O programa “Eco-Escolas” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.

Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

São, também, preocupações deste programa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais, inspirada na Agenda 21, para além da formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem, procurando constituir um contributo para a criação de parceiras com os respetivos municípios.

No dia 17 de outubro o grupo 230 da Escola Mário Beirão em articulação com o projeto Eco escolas demonstrou a importância de uma alimentação saudável na promoção da saúde e do bem estar e na prevenção de doenças, através da partilha de um lanche saudável, a todos os alunos, bem como aos docentes, funcionários, elementos da direção e até encarregados de educação.

Excelente partilha!