Autoavaliação

O Agrupamento de Escolas 2 de Beja tem a sua Equipa de Autovaliação do Agrupamento constituída, sendo coordenada pela professora Ana Florbela Mamede. Esta equipa produziu o presente Relatório CAF e o Plano de Melhorias.

A Autoavaliação do Agrupamento enquadra-se no âmbito da avaliação organizacional e pretende assumir-se como um contributo relevante para o seu desenvolvimento, sendo fundamental no âmbito do processo de Avaliação Interna e  Avaliação Externa.

“Sendo a avaliação um instrumento para melhorar o ensino e a aprendizagem e os resultados dos alunos, procura-se incentivar práticas de autoavaliação, promover uma ética profissional marcada pela responsabilidade, fomentar a participação social na vida da escola e oferecer um melhor conhecimento público do trabalho das escolas.

O desenvolvimento profissional dos docentes tem um papel fundamental para a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados do sistema educativo, pelo que a avaliação externa dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) se reveste de especial importância para a adequação da formação contínua às necessidades e prioridades das escolas e dos docentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do sistema de formação e da oferta formativa. (IGEC, Avaliação)”